Tradutor - Translate

Este Blog é um instrumento estratégico para o cumprimento do Ide de Jesus, como em Marcos 16:15

Família Gileade

Clique na mensagem desejada.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Propósito de Deus



No Salmo 139:16 diz “os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas essas coisas foram escritas: as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem uma delas ainda havia.” Baseadas neste trecho muitas pessoas, inclusive irmãos nossos, crê que tudo que lhes acontece é por um propósito de Deus.

É muito comum ao encontrarmos com alguém e ao cumprimentamos com uma saudação comum como: - Olá, como vai? - Tudo bem? Recebemos como resposta algo do tipo: - Tudo bem, vou levando essa vida como Deus quer. Esta resposta seria motivo de grande alegria, caso fosse verdadeira! Se o autor da resposta tivesse realmente consciência do querer de Deus para sua vida e verdadeiramente, ao menos, estivesse se esforçando para viver sua vida segundo a vontade de Deus. Mas ao contrário disso, essa resposta é uma mera transferência de responsabilidade, como se assim dissesse: - Deus é o culpado pelo que estou passando. Acontece sempre, quando não é resposta à saudação, muitas vezes é como se fosse um consolo. Ao vermos um irmão com dificuldades dizemos: - É isso mesmo, fique tranqüilo, Deus sabe de todas as coisas! Essa frase está corretíssima na expressão, porque Deus é onisciente e nada acontece seu o seu conhecimento, mas usada de forma incorreta ao confundir o conhecer de Deus com o seu querer, quando expressamos que a situação do irmão é propósito de Deus.

O Salmo 139 fala da onisciência e onipotência de Deus, isso quer dizes que Ele é conhecedor da situação e que pode nos ajudar sair dela, PELA FÉ e obediência, e não que Ele assim determinou que acontecesse.

Nós somos responsáveis



Tudo que somos e pelo que passamos é conseqüência das nossas opções, das nossas próprias escolhas. Deus, por sua onisciência, é sabedor das inúmeras versões das nossas vidas, versões que não ocorreram devido a opção escolhida no passado e versões que ainda podem ou não acontecer e que dependerá unicamente de nossas escolhas, do caminho que decidiremos trilhar. Não somos uma marionete nas mãos de Deus, Ele não nos programou como uma máquina, destinada a cumpri uma função previamente determinada, Ele nos deu o “livre arbítrio”. Vejamos no passado, no inicio de tudo. Deus colocou Adão e Eva no Jardim do Éden e lhes disse: “... da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás” (Ge. 2:17). Durante muito tempo Adão viveu como Deus quis, foi obediente, mas um dia ele desobedeceu e comeu da árvore que Deus disse “não comerás” e assim o fez, não porque era propósito de Deus que assim acontecesse e sim porque naquele momento nosso pai primitivo optou pela desobediência, não resistiu à tentação e desobedeceu.

Sabemos das características do nosso Deus, Ele é onipresente e, por tanto, estava lá no exato momento que o fato ocorreu. Ele é onipotente e se quisesse intervir, poderia fazê-lo naquele exato momento. E você agora meu irmão, minha irmã, pode está se perguntando: e porque Ele não impediu? A resposta é muito simples, já a respondemos no início deste tópico, Ele não nos fez como robôs, programados para cumprir uma rotina previamente determinada, Ele nos deu o direito de livre escolha, Ele nos orienta, (como diz o nosso pastor, Walter S. Baptista, nós somos a única criatura de Deus que veio acompanhado de um manual de orientações) nos alerta, mas no fim a escolha é sempre nossa.

Neste momento você já tem vontade de perguntar: - Irmão, então Deus não tem nenhum propósito para nossas vidas? A resposta é sim! Amados e amadas, Ele nos criou para um propósito, mas ao contrário que muitos pensam por aí, Ele não tem um propósito especifico para a minha vida e outro para a sua vida. O propósito de Deus é um só para todos nós, é isso mesmo, Ele tem apenas um propósito para toda a humanidade e até nos deu algo para facilitar o cumprimento deste propósito. Vejam no primeiro capitulo do livro de Gêneses, do verso 1 ao 25 diz que Deus fez, que Deus criou, mas no verso 26 algo diferente aconteceu, Deus planejou antes de criar o homem, Ele diz: “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança ...” e o motivo de sermos assim criados é justamente para facilitar o cumprimento do seu propósito para conosco.

Nós somos, portanto, a Imago Dei de Deus e isso é assunto para muita discussão, há muitos conceitos teológicos a esse respeito e para ilustrar nossa explanação queremos destacar apenas duas delas: na teologia moderna contemporânea, segundo o fundamentalista Paul C. Guiley A Imago Dei se manifesta através da Inteligência, emoções e Livre Arbítrio e a pessoa do Homem criado por Deus é a Imagem de Deus. Pela Queda, sua inteligência foi entenebrecida, suas emoções pervertidas e seu livre arbítrio anulado. Não há no Homem nenhuma possibilidade de esperança. Ele é agora totalmente depravado, possuidor duma natureza caída, morto em delitos e pecados, sem Deus e sem esperança no mundo. Logo, a Imago Dei foi anulada ou negativizada, não tem o efeito original.”; na teologia patrística “o conceito que Agostinho tem de Deus é a base para sua definição de Sua Imago. A Imago Dei faz do Homem protótipo da Santíssima Trindade.”, assim como Deus é tri uno o homem foi feito tri partido. “Para Agostinho, sendo o homem Ícone de Deus, possui a Essência de Deus, mas com o Pecado houve conturbação dessa Imago Dei.”

Particularmente me agrada esta definição do Santo Agostinho, e que é pela fé que nosso espírito nos liga ao Espírito Santo de Deus. Então como dizíamos, Deus tem sim um propósito para nossas vidas e não é um propósito específico para mim e outro para você e outro para cada irmão um propósito diferente, não! Não é assim! Ele tem um único propósito para todos nós. Vejamos então, falamos a pouco de duas características de Deus, da sua onipresença e da sua onipotência e deixamos, propositalmente, para falar de sua onisciência agora.

Em Gêneses 3:8 diz que Deus passeava no jardim pela viração do dia. Não é curioso que Deus sendo onisciente, onipotente e onipresente passava no jardim para ter com Adão? Ele realmente precisava passar pelo jardim para perguntar como vai à sua criação? É claro que não! Fazia isso porque seu desejo é de ter comunhão com o homem, ter um relacionamento de intimidade com a sua criação. Por isso Ele nos fez diferente de todos os demais e nos deu o “livre arbítrio” porque o seu desejo é que tenhamos esse relacionamento espontâneo, por entender que necessitamos dEle, que é bom estar com Ele e não por obrigação ou por está programado para isso. E quando Adão optou pela desobediência, quebrou este vínculo de intimidade e foi afastado da presença de Deus.


Deus Nunca Desistiu de Nós


Mas Deus não desistiu do seu propósito e por isso tentou, por várias gerações no decorrer da história humana, levantar um varão para nos guiar de volta para Ele. Vendo Deus que o homem não entendia e não consegue trilhar o caminho de volta a Ele. Então Ele fez uma nova reunião e eu penso que foi algo mais ou menos assim: há pouco mais de dois mil anos atrás, reuniu-se Deus com o Filho e o Espírito Santo e disse: meu filho, a humanidade que criamos está ficando cada vez mais distante de nós e para trazer-los de volta se faz necessário um modelo impecável para que eles entendam e se espelhem. Por isso Filho, é preciso que você desça à terra, nasça de uma mulher e viva entre eles e sendo você igual a eles, despido de sua divindade sinta na carne, a dor, o sofrimento, a perseguição, passando por tudo que passa o homem e mantendo-se integro e fiel, os homens o terão como modelo e seguindo-te, retornaram a nós.(suposição minha autor do texto).



Queridos irmão, queridas irmãs, não foi isso mesmo que aconteceu? Jesus nasceu no ceio de uma família humilde, cresceu e viveu em nosso meio, foi tentado e resistiu, foi perseguido, humilhado, traído, caluniado, negado, abandonado, ferido e até a morte se manteve fiel. Este sim! Veio com um propósito definido, veio com a marca do Cordeiro de Deus, com o objetivo de nos resgatar. Em João 13:15 Ele nos diz “ eu vos dei exemplo, para que como eu vos fiz, façais vós também”, e percebendo isto, o apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios no capitulo 11, verso 1 nos faz um convite “Sede meus imitadores, como eu também de Cristo”.

Pois é, meus irmãos e irmãs, Deus tem um propósito para sua vida e o propósito é de estar com você, ligado intimamente com você, mas para isso você tem que O querer também e está pronto a obedecê-lo, se seguirmos os seus ensinamentos sempre tomaremos nossas decisões acertadamente. O caminho para retornarmos ao Pai Eterno é o Filho, Jesus! E Ele nos ensinou assim.

Jesus Fonte de Água viva! 


Jesus é o único caminho, o verdadeiro caminho que nos leva de voltar à presença gloriosa de Deus.


Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo. 14:6) 


Que Deus nos abençoe.

José Joilson de Almeida Pereira
08/07/2011


Referências:
_Almeida, João Ferreira. Bíblia de Promessas. Edição Revisada e Corrigida, 4º edição, 2001.
_Almeida, João Ferreira. Bíblia de Promessas. Edição Revisada e Corrigida, 12º edição 2009.
__Júnior, Josias Macedo Baraúna, Imago Dei - Pesquisa de Teologia Bíblica do Antigo Testamento, 24/11/98,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante para nós.

ON LINE:

HORÁRIOS DE CULTOS

DIAS DA SEMANA

HORÁRIOS

ATIVIDADES

LOCAIS

DOMINGO

18:30

EBD

FÁTIMA E CÍCERO

DOMINGO

19:30

CULTO ADORAÇÃO

FÁTIMA E CÍCERO

TERÇA

19:30

CULTO CURA E LIBERTAÇÃO

FÁTIMA

QUARTA

19:30

CULTO CURA E LIBERTAÇÃO

CÍCERO DANTAS

QUINTA

19:30

CÉLULAS

FÁTIMA E POMBAL

SEXTA

19:30

CÉLULAS

CÍCERO DANTAS

CBBG-Cícero Dantas-BA

CBBG-Cícero Dantas-BA